sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Tremor reaviva medo de que a Califórnia vire ilha

Um terremoto de 5,4 graus na escala Richter é relativamente fraco e não costuma provocar grandes danos, mas quando um tremor ocorre na Califórnia, o mundo fica em alerta, não importa a sua magnitude. Foi exatamente isso o que ocorreu na terça-feira, quando parte do mais populoso Estado americano sentiu o chão tremer e os prédios balançarem. As emissoras de televisão iniciaram transmissões ao vivo e os principais sites de notícias americanos deram a informação com notas de urgência, mas o terremoto deixou apenas cinco feridos sem gravidade.

O alarmismo se deve ao fato de a Califórnia ser localizada em uma região de grande atividade sismológica. A Falha de San Andreas, famosa pro produzir terremotos devastadores, se prolonga por cerca de 1290 quilômetros através do Estado. Teme-se que, devido ao movimento das placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte, que limitam a falha, um grande abalo sísmico, o chamado "big one", poderia culminar com a separação de parte da Califórnia do resto do continente.

No entanto, não há motivos para preocupação, pelo menos por enquanto. "Isso realmente pode acontecer, mas um único terremoto jamais seria capaz de separar a Califórnia. Portanto, é uma possibilidade para daqui a milhões de anos, após a ocorrência de muitos terremotos", explica Marcelo Assumpção, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP)

De acordo com Assumpção, a Califórnia se movimenta de 2 a 5 centímetros por ano. "Uma parte da Califórnia está raspando nos Estados Unidos", explica. O terremoto mais forte já registrado no mundo ocorreu em 1960 no Chile e teve uma magnitude de 9,5 graus na escala Richter. Segundo o especialista, um sismo como esse provocaria um deslocamento de 10 metros na Califórnia. "Mas o máximo que pode ocorrer no Estado americano é um tremor de 8 graus, pois é uma região de crosta mais fina", acrescenta.

No entanto, a possibilidade de que um grande tremor atinja a rica região americana não é remota. Pelo contrário. De acordo com um estudo divulgado em abril pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o Estado da Califórnia tem "mais de 99% de chances" de ser atingido nos próximos 30 anos por um terremoto de magnitude superior a 6,7, capaz de provocar grande destruição.

Estudos como esse são feitos a partir da análise de duas ferramentas, explica Assumpção. "Os geólogos cruzam as estatísticas de ocorrência de terremotos de cada magnitude e dados sobre a movimentação da Falha de San Andreas", esclarece. Mas mesmo um tremor de terra de magnitude 6,7 não provocaria muitos danos, porque a Califórnia está muito preparada para esse tipo de ocorrência. "É claro que seria um terremoto forte, mas não catastrófico", comenta o especialista.

Grandes terremotos
Com uma magnitude de 7,8 graus na escala Richter, um terremoto sacudiu a cidade de São Francisco na manhã do dia 18 de abril de 1906 e deixou cerca de 3 mil mortos e 225 mil desaparecidos. O tremor provocou tamanha destruição que ficou conhecido como "o grande terremoto de São Francisco". Em 17 de outubro de 1989, um tremor de 6,9 graus, que ficou conhecido como Terremoto de Loma Prieta devido à localização de seu epicentro, matou mais de 60 pessoas. A maioria estava sobre uma ponte que desabou. Em janeiro de 1994, um terremoto de magnitude 6,7 provocou a morte de 60 pessoas em Northridge, 40 km ao noroeste de Los Angeles.


Fonte: Terra

Divulgação: http://www.camera2.com.br

Nenhum comentário :

Feed e RSS! Agregador de Feeds/RSS