sábado, 16 de agosto de 2008

Sonda faz vôo 'raspando' em lua de Saturno para estudar água

A sonda Cassini faz nesta segunda-feira (11) um vôo muito próximo da superfície de Encelado, uma das luas de Saturno. O sobrevôo, a apenas 50 km da superfície do satélite, tem o objetivo de obter imagens de alta resolução do local, especialmente de fissuras no solo do pólo Sul, de onde emanam jatos de vapor de água.

Com melhores fotos dessas fissuras e sua composição química, os cientistas querem saber se existe água, em forma de vapor ou líquida, na superfície do satélite e refinar as teorias sobre as origens desses jatos.

Nasa
Concepção artística mostra vôo da sonda Cassini na lua Encelado, marcado para esta segunda-feira
Concepção artística mostra vôo da sonda Cassini na lua Encelado, marcado para esta segunda; sonda vai analisar fissuras no satélite

"Nosso principal objetivo é obter as imagens mais detalhadas e dados sensíveis sobre as características geológicas ativas de Encelado", afirma Paul Helfenstein, pesquisador do time da Cassini, em nota. A idéia é descobrir como erupções e as atividades tectônicas alteram a superfície da lua.

Além disso, com o uso de infravermelho e ultravioleta, a sonda vai ajudar a determinar a existência de outros elementos misturados ao gelo, como oxigênio, hidrogênio e compostos orgânicos.

Em 2005, a sonda Cassini detectou que Encelado está geologicamente "viva". Um sobrevôo da sonda revelou jatos de partículas finíssimas de gelo e vapor brotando do pólo Sul do satélite, provavelmente oriundos de regiões quentes que se comportam como fissuras geológicas. Cientistas suspeitam que o local possa abrigar água em estado líquido.

Esse é o segundo vôo da Cassini por Encelado neste ano --outros dois estão previstos para outubro. A sonda iniciou sua viagem rumo a Saturno no dia 15 de outubro de 1997.

Originalmente planejada para terminar em junho deste ano, a missão da sonda Cassini foi prorrogada por mais dois anos. "Esta ampliação não é só uma motivação para a comunidade científica, mas para que todo o mundo continue decifrando os segredos de Saturno", disse Jim Green, diretor da Divisão de Ciências Planetárias da Nasa.


Fonte: Folha Online

Nenhum comentário :

Feed e RSS! Agregador de Feeds/RSS