sábado, 16 de agosto de 2008

Software de hidráulica – você sabe analisar?

O que os profissionais consideram como valor, quais seus pontos fortes, aqueles que fazem a diferença?

Uma enquete realizada entre os internautas do Fórum apontou que, mais do que a diminuição do tempo de elaboração do projeto, a segurança com relação a desenhos e cálculos baseados nas normas NBR para hidráulica é o fator que mais contribui para o projeto, levando 46% das respostas. Um resultado surpreendente, considerando que as empresas de tecnologia, desde o início, priorizaram a produtividade nas suas pesquisas. Fazendo um paralelo com a famosa pirâmide de Maslow, diríamos que a responsabilidade com normas e regras é o degrau seguinte da hierarquia de necessidades nesse tipo de software.

Entrevistamos Luiz Rougemont, da Element Softwares, desenvolvedora de soluções em software para os segmentos da construção civil e arquitetura para nos contar sobre o desenvolvimento do HidroCAD e de como avaliar e identificar seus pontos fortes.

Fórum: Há quanto tempo a Element desenvolve softwares para o setor da construção e qual é o seu foco?
Luiz Rougemont : Atuamos há mais de 7 anos no mercado nacional com foco na promoção do ganho de produtividade através da otimização de workflow.

Fórum: Quando começou o desenvolvimento do HidroCAD?
Luiz Rougemont: Em 1998 iniciamos o desenvolvimento do software. Após quatro anos de pesquisa culminamos na solução chamada “AquaCAD” que propunha-se a otimizar o tempo de projetos, tendo como benefícios indiretos uma maior qualidade de apresentação e levantamento instantâneo de materiais.
Ao final de 2002, a FINEP aprovou o AquaCAD, considerando-o um software inovador, uma ferramenta intuitiva,reforçando os demais diferenciais.

Fórum: Como foi a “passagem” para o HidroCAD?
Luiz Rougemont :Em 2003 a Element Softwares entrou em contato com a Amanco com a proposta de oferecer uma ferramenta gratuita a seus clientes, visando auxiliar a confecção dos projetos através de recursos inovadores desenvolvidos especialmente para a versão da Amanco. A esta nova versão foi dado o nome de HidroCAD.

Fórum: Isso o diferencia de um catálogo eletrônico?
Luiz Rougemont : O HidroCAD foi concebido com o foco de ser uma solução para projetos, vindo a Amanco a adquiri-lo posteriormente. Desta forma fica claro que não é um catálogo virtual, mas sim uma ferramenta de projeto.

Fórum: Quais as melhorias fundamentais realizadas no HidroCAD?
Luiz Rougemont: Após anos de desenvolvimentos, onde além de melhorias fundamentais na forma de utilização do software, foram inseridos novos recursos como as ferramentas para cálculo e a atualização para novas versões do AutoCAD (atualmente funciona da versão 2000 à versão 2009).

Fórum: Quais os pontos fortes do HidroCAD?
Luiz Rougemont:Quanto à tecnologia, o HidroCAD foi desenvolvido em linguagem C, utilizando biblioteca ARX. Com esta tecnologia foi possível desenvolver ferramental robusto, adicionar recursos em flash assim como realizar cálculos complexos.
O HidroCAD oferece aos projetista 3 diferenciais fundamentais para otimizar a elaboração de projetos:
- Rapidez na criação de tubulações, inserção de peças e conexão entre elementos de projeto.
- Versatilidade, pois auxilia a realização do projeto desde sua concepção, passando pelo cálculo, até o levantamento instantâneo de materiais.
- Facilidade de uso com base em ferramentas inteligentes que atendem a necessidade do projetista, ajudando-o a reduzir em muito o tempo de projeto.

Fórum: Quais pontos dos projetos são simplificados com o HidroCAD?
Luiz Rougemont: O HidroCAD simplifica processos básicos, mas trabalhosos, de projeto como: tubulações, cotas, indicações, siglas, detalhes, levantamento de materiais, entre outros.

Fórum: Em que o HidroCAD é intuitivo?
Luiz Rougemont : Ser intuitivo é um ponto fundamental do HidroCAD, uma vez que apresenta layout diferenciado e auto-explicativo, oferecendo um Assistente para dicas e esclarecimentos rápidos.
Na questão do entendimento dos elementos hidráulicos a biblioteca do HidroCAD não é constituída por blocos (padrão AutoCAD), mas sim por elementos hidráulicos específicos criados com o objetivo de permitir ao AutoCAD interpretar o que está sendo projetado. Esta biblioteca diferenciada e específica é fundamental para o cálculo e levantamento instantâneo realizado pelo HidroCAD.

Entrevista a Maria Lucia Capella Botana

Serviço:
Clique aqui para download do Hidrocad
Conheça a Element

FONTE: http://www.forumdaconstrucao.com.br

Nenhum comentário :

Feed e RSS! Agregador de Feeds/RSS