sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Pílulas para os atletas – e os sedentários

Pílulas para os atletas – e os sedentários
01 de Agosto de 2008

Com agência Reuters

Cientistas americanos anunciaram o desenvolvimento de duas pílulas que podem reproduzir muitos dos benefícios biológicos dos exercícios, ajudando células a queimar gordura e aprimorando a resistência física. As pesquisas foram realizadas por profissionais do Howard Hughes Medical Institute, do Salk Institute for Biological Studies, na Califórnia, e publicada no jornal científico Cell.

Uma das pílulas poderá no futuro ajudar as pessoas a intensificar a atividade física. Já a outra poderá ser mais indicada para aqueles que não se exercitam de nenhuma forma.

“Se você gosta de se exercitar, vai conseguir um melhor desempenho do seu corpo”, explicou o cientista Ronald Evans. “Se não gosta, vai amar a idéia de ser beneficiado pela pílula”.

Para chegar às novas pílulas, os cientistas trabalharam com ratos de laboratório, promovendo pequenas alterações genéticas nos animais. Eles atuaram especificamente sobre um gene conhecido como PPAR-delta, que regula outros genes.

Os animais que passaram pela reengenharia genética podiam correr duas vezes mais do que seus pares não modificados e permaneciam magros, mesmo quando submetidos a uma dieta rica em calorias. O passo seguinte foi desenvolver uma droga que reproduzisse esses efeitos, atuando também sobre o gene PPAR-delta.

Os cientistas, então, testaram um composto denominado GW1516, que faz parte de uma família de drogas em estudo para tratar de problemas como obesidade e diabete. Mas ainda que a droga afetasse os genes dos ratos, a substância não afeta o metabolismo deles.

Eles, então, dividiram os animais em dois grupos: um recebeu doses das drogas, outro não. Ambos passaram a receber treinamentos físicos.

Ao fim do processo, todos os animais se tornaram mais resistentes fisicamente. Porém, aqueles que receberam aplicações de GW1516 conseguiram correr distâncias 68% maiores do que os que não receberam a droga. “O efeito foi impressionante”, avaliou Evans.

DIVULGAÇÃO: http://www.camera2.com.br/



Nenhum comentário :

Feed e RSS! Agregador de Feeds/RSS