sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Cientistas descobrem nova forma de pesar átomos

Cientistas descobrem nova forma de pesar átomos
segunda-feira, 28 de julho de 2008 - 17:00

Digamos que você tenha alguns átomos de ouro ou outro elemento e quer pesá-los (ou, como diriam os cientistas, determinar sua massa). Não existe balança no mundo que seja sensível o suficiente para realizar essa tarefa, mas você poderia usar um espectrômetro de massa. Isso envolve tirar os elétrons dos átomos e enviar os íons resultantes através de um campo magnético.


Físicos da Universidade da Califórnia descobriram uma forma melhor de fazer isso. Eles desenvolveram um sensor nanomecânico – um nanotubo de cantiléver de carbono que oscila como um trampolim. E, assim como um trampolim é afetado pelo peso do mergulhador, as vibrações do nanotubo mudam quando ouro ou outros átomos estão presos nele. Ao medir as mudanças, os pesquisadores podem calcular a massa de um único átomo.


O segredo da sensibilidade do sensor é seu tamanho extremamente pequeno, disse Kenny Jensen, estudante de doutorado que descreve o dispositivo em um artigo na "Nature Nanotechnology" – seus co-autores são Alex Zettl, diretor do Centro de Sistemas Nanomecânicos Integrados, e Kwanpyo Kim. O nanotubo tem somente cerca de um bilionésimo de metro de diâmetro e 200 bilionésimos de metros de comprimento. “É o material ideal”, disse Jensen.

Trampolim

Um trampolim em escala nano soa bastante simples, mas houve muitos obstáculos a serem superados, e um deles foi como medir a freqüência vibracional. Os pesquisadores acabaram medindo-a eletricamente – enviando sinais de rádio para o nanotubo e escutando as vibrações, como descreveram no artigo.


Zettl afirmou que sensores como esse foram o tema de muitas pesquisas. “A pergunta era: podemos chegar ao nível molecular ou até atômico? E, nos sonhos mais incríveis, podemos fazê-lo em temperatura ambiente?”, ele disse. O dispositivo do seu laboratório alcança o feito e, uma vez que esteja completamente desenvolvido, poderá ser particularmente útil para medir moléculas grandes como proteínas, que não se saem bem em testes de espectrometria de massa.


Fonte: G1

DIVULGAÇÃO: http://www.camera2.com.br/

Nenhum comentário :

Feed e RSS! Agregador de Feeds/RSS