domingo, 20 de julho de 2008

Aquecimento global pode deixar oceanos sem oxigénio

O aquecimento global poderá deixar áreas tropicais dos oceanos sem oxigénio, prejudicando a pesca e as economias costeiras, escreve o jornal espanhol 20 Minutos.

De acordo com investigadores alemães e americanos, as áreas orientais dos oceanos Atlântico e Pacífico, com baixas quantidades de oxigénio dissolvido na água, expandiram-se nos últimos 50 anos, paralelamente com o aumento das temperaturas.

Os modelos do aquecimento mundial indicam que a tendência irá continuar porque o oxigénio do ar mistura-se com mais dificuldade nas águas quentes. Os grandes peixes, como o atum ou o peixe-espada, evitam as regiões sem oxigénio onde não conseguem sobreviver.

O norte do oceano Indico, junto ao mar Arabico e à baía de Bengala, também existe pouco oxigénio. No entanto, os dados disponíveis não mostram nenhuma alteração substancial no tamanho da zona com oxigénio mínimo durante as últimas décadas.

Lothar Stramma, principal autor do estudo IFM-GEOMAR em Kiel na Alemanha, afirmou que há sinais de que as faixas com baixos níveis de oxigénio entre os 300 e 700 metros de profundidade se estão a ampliar e a mover em direcção a águas costeiras menos profundas. «A expansão das zonas com pouco oxigénio está a chegar cada vez mais às áreas da plataforma continental, não é só o oceano aberto», declarou à agência Reuters.
FONTE: http://diario.iol.pt/ambiente/aquecimento-global-ambiente-oceano-oxigenio-pesca/947773-4070.html

Nenhum comentário :

Feed e RSS! Agregador de Feeds/RSS